[Análise de Letra] Canção do Apocalipse

CANÇÃO DO APOCALIPSE


Composta por Jennie Lee Riddle com título original Revelation Song – canção da Revelação ou Apocalipse - a canção ficou conhecida na voz de Kari Jobi. Foi gravada também por nomes como Gateway Worship, ‘Phillips, Craig & Dean’, Newsboys, Crimson Crown (com a participação da própria Jennie), Chris Tomlin, Guy Penrod (Gaither), e muitos outros. No Brasil, foi traduzida e gravada em 2010 pelo grupo Diante do Trono no disco ‘DT13 – Aleluia’, posteriormente Ana Paula Valadão a regravou no disco Deus Reina (2016 - uma versão em português do disco The Lord Reings do Gateway Worship). Outros também a regravaram em português: Min. Adoração e Adoradores (Massao Suguihara) com participação de Daniela Araújo (2012), André Valadão em Versões Acústicas (2014), Ministério Avivah (2016).

Essa canção é feita de recortes do livro de Apocalipse, por isso o título, e em concordância com demais livros da Bíblia. São trechos de adoração que revelam atributos de Deus e que exemplificam como será a adoração na eternidade. Vamos ao texto:


       “Digno é o Cordeiro que foi morto Santo, Santo Ele é
        Um novo cântico ao que se assenta sobre o Trono dos céus.”

Logo após escrever as mensagens as sete igrejas da Ásia, João afirma:

“E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono.”

Quase no fim do livro, mais uma vez João vê o Trono:

“E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.”

Como na visão do profeta Isaías:

“No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo”
Isaías 6:1

No capítulo 5, João descreve a visão de milhares de milhares e milhões de milhões

“Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.”

Quanto a um cântico novo:

“E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;”

“E cantavam um como cântico novo diante do trono, e diante dos quatro animais e dos anciãos.”

Conforme os salmistas nos ensinam:

“Cantai ao SENHOR um cântico novo, cantai ao SENHOR toda a terra”

“Cantai ao SENHOR um cântico novo, porque fez maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a salvação.”



        “Santo! Santo! Santo! Deus Todo-Poderoso
         Que era e é e que há de vir”


“João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;”

Jesus afirma ser o Deus Todo-Poderoso, que era e é, e que há de vir:

“Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.”

[...] e que há de vir

E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;

“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.”

Os vinte e quatro anciãos o adoram:

“Dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder, e reinaste.”

Os quatro seres:

“E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.

Os serafins, conforme visão de Isaías:

“E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.”


        “Com a criação eu canto louvores ao Rei-dos-Reis
         És tudo para mim e eu Te adorarei”


Como vimos nos textos anteriores, os seres celestes adoram ao Senhor, porém não só eles como toda a criação, os seres terrenos, a natureza assim o fazem:

“Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos”

“Alegrem-se os céus, e regozije-se a terra; brame o mar e a sua plenitude. Alegre-se o campo com tudo o que há nele; então se regozijarão todas as árvores do bosque”

No Salmo 148, o autor convoca céus e terra para louvar o Senhor:

Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR desde os céus, louvai-o nas alturas.
Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos.
Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes.
Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus.
Louvem o nome do Senhor, pois mandou, e logo foram criados.
E os confirmou eternamente para sempre, e lhes deu um decreto que não ultrapassarão.
Louvai ao Senhor desde a terra: vós, baleias, e todos os abismos;
Fogo e saraiva, neve e vapores, e vento tempestuoso que executa a sua palavra;
Montes e todos os outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros;
As feras e todos os gados, répteis e aves voadoras;
Reis da terra e todos os povos, príncipes e todos os juízes da terra;
Moços e moças, velhos e crianças.
Louvem o nome do Senhor, pois só o seu nome é exaltado; a sua glória está sobre a terra e o céu.
Ele também exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, um povo que lhe é chegado. Louvai ao Senhor.
Salmo 148:1-14

João descreve a realização dessa convocação:

“E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro.
E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus”

“E ouvi a toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que estão no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.”

Quanto a expressão “Rei dos Reis”:

Paulo refere-se a Jesus assim na sua primeira carta a Timóteo:

“A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores”

Quando João vê Jesus sobre o cavalo branco, ele descreve:

“E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.”

Não encontraremos a expressão “És tudo para mim e eu te adorarei” no livro de Apocalipse, nem nos demais livros da Bíblia, porém, dado todo esse contexto, a considero como parte da poética do autor da canção e concordante com os Textos Sagrados. Adoramos a Deus como parte da criação e perante todos seus atributos veneráveis, sendo assim, tornamo-nos indesculpáveis se não o adorarmos, conforme Romanos 1

“Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;”
Romanos 1:20

Paulo também afirma, que Cristo é tudo.

“Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em todos”


        “Está vestido do arco-íris, sons de trovão, luzes e relâmpagos”

No capítulo 4 de Apocalipse, João descreve a visão do Trono de Deus

“Aquele que estava assentado era de aspecto semelhante a jaspe e sardônio. Um arco-íris, parecendo uma esmeralda, circundava o trono,”

“E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus.”


        “Louvores, honra e glória, força e poder pra sempre
         Ao único rei eternamente”


“Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.”

“dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ações de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém”


“da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra.”



       “Maravilhado, extasiado eu fico ao ouvir Teu Nome”

Logo no começo do livro, João vê Jesus e caí aos seus pés, embora não use o mesmo termo da canção entendemos o maravilhar o apóstolo ao rever seu Mestre, agora, em plenitude de glória.

Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último.”

Assim também como diversos outros personagens no decorrer da história bíblica:

“Abraão ergueu os olhos e viu três homens em pé, a pouca distância. Quando os viu, saiu da entrada de sua tenda, correu ao encontro deles e curvou-se até ao chão.”

Isaías:

“Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!”

A mulher do fluxo de sangue:

“Então a mulher, vendo que não conseguiria passar despercebida, veio tremendo e prostrou-se aos seus pés. Na presença de todo o povo contou por que tinha tocado nele e como fora instantaneamente curada.”


       “Jesus, Teu nome é força, é fôlego de vida
         Misteriosa água viva”

Quanto a Expressão “Jesus, Teu nome é Força” não a encontrei no livro de Apocalipse, contudo vários salmos dizem que o Senhor é nossa força:

“O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças.
O Senhor é a força do seu povo, a fortaleza que salva o seu ungido.”

“Ó minha força, canto louvores a ti; tu és, ó Deus, o meu alto refúgio, o Deus que me ama.”

A expressão “fôlego de vida” também não é explícita em Apocalipse, entretanto conforme os textos de Gêneses 2 e João 1 cremos que a vida procede de Deus. João também revela que Jesus é quem possui o Livro da Vida, que Ele é a própria Fonte de Água Viva e que dará de comer da Arvore da Vida.

 “Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente”

“Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava Nele e a vida era a luz dos homens.”

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus”

“O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.”

Encontramos no Evangelho de João, cap. 4, a história da mulher samaritana onde o próprio Jesus se refere a si mesmo como “água viva”.

“Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é que te pede: dar-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.”

E o próprio Jesus repete isso a João, nos cap. 21 e 22 de Apocalipse:

“Disse–me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da água da vida.”

“O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça da água da vida.”


Sendo assim, concluo que a canção é BÍBLICA e APROPRIADA para o culto público.



O blog Cante as Escrituras tem um texto de Filipe Machado analisando esta canção, confira no link




Diego L Rodolfo,
27/11/2017


Comentários

  1. Otima análise!Há apenas um pequeno detalhe que passou despercebido,notrecho que diz:"Jesus teu nome é força,é fôlego de cida MISTERIOSA água viva" O que me trousse uma duvida em relaçao ao hino é essa palavra:."Misteriosa"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo que o termo MISTERIOSA água viva, se refere a forma como a água viva (Jesus) age em nossa vida, a razão humana não pode compreender. Como explicar os milagres? É um mistério!
      Isaías 28:21 O Senhor se levantará como fez no monte Perazim, mostrará sua ira como no vale de Gibeom, para realizar sua obra, obra muito estranha, e cumprir sua tarefa, tarefa misteriosa.

      Jó 11:7 "Você consegue perscrutar os mistérios de Deus? Pode sondar os limites do Todo-poderoso?

      Apocalipse 10:7 Mas, nos dias em que o sétimo anjo estiver para tocar sua trombeta, vai se cumprir o mistério de Deus, da forma como ele o anunciou aos seus servos, os profetas".

      No dicionário podemos ler que MISTÉRIO significa: Tudo aquilo que nos parece inexplicável; e como explicar Deus? Como explicar Jesus?
      Para finalizar, recomendo a leitura do Salmo 139, onde podemos ver quão misterioso ou "inexplicável" é a forma como Jesus age em nós e por nós.

      Excluir

Postar um comentário