[Análise de Letra] Canção do Apocalipse
CANÇÃO DO APOCALIPSE
Composta por Jennie Lee Riddle com título
original Revelation Song – canção da Revelação ou Apocalipse - a canção
ficou conhecida na voz de Kari Jobi. Foi gravada também por nomes como Gateway
Worship, ‘Phillips, Craig & Dean’, Newsboys, Crimson Crown (com a
participação da própria Jennie), Chris Tomlin, Guy Penrod (Gaither), e muitos
outros. No Brasil, foi traduzida e gravada em 2010 pelo grupo Diante do Trono
no disco ‘DT13 – Aleluia’, posteriormente Ana Paula Valadão a regravou no disco
Deus Reina (2016 - uma versão em português do disco The Lord Reings do Gateway
Worship). Outros também a regravaram em português: Min. Adoração e Adoradores
(Massao Suguihara) com participação de Daniela Araújo (2012), André Valadão em
Versões Acústicas (2014), Ministério Avivah (2016).
Essa canção é feita de recortes do livro de
Apocalipse, por isso o título, e em concordância com demais livros da Bíblia. São
trechos de adoração que revelam atributos de Deus e que exemplificam como será
a adoração na eternidade. Vamos ao texto:
“Digno é o Cordeiro que foi morto Santo,
Santo Ele é
Um novo cântico ao que se assenta sobre
o Trono dos céus.”
Logo
após escrever as mensagens as sete igrejas da Ásia, João afirma:
“E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava
posto no céu, e um assentado sobre o trono.”
Quase
no fim do livro, mais uma vez João vê o Trono:
“E vi um grande trono branco, e o que estava assentado
sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para
eles.”
Como
na visão do profeta Isaías:
“No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor
assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o
templo”
Isaías 6:1
Isaías 6:1
No
capítulo 5, João descreve a visão de milhares de milhares e milhões de milhões
“Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto,
de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e
ações de graças.”
Quanto
a um cântico novo:
“E cantavam um
novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos;
porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo,
e língua, e povo, e nação;”
“E cantavam um
como cântico novo diante do trono, e diante dos quatro animais e dos
anciãos.”
Conforme
os salmistas nos ensinam:
“Cantai ao SENHOR um
cântico novo, cantai ao SENHOR toda a terra”
“Cantai ao SENHOR um
cântico novo, porque fez maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe
alcançaram a salvação.”
“Santo!
Santo! Santo! Deus Todo-Poderoso
Que era e
é e que há de vir”
“João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja
convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos
sete espíritos que estão diante do seu trono;”
Jesus
afirma ser o Deus Todo-Poderoso, que era e é, e que há de vir:
“Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor,
que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.”
[...]
e que há de vir
E quando o Filho do
homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará
no trono da sua glória;
“Na casa de meu Pai
há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos
lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei
para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.”
Os
vinte e quatro anciãos o adoram:
“Dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és,
e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder, e reinaste.”
Os
quatro seres:
“E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao
redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de
noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que
era, e que é, e que há de vir.”
Os
serafins, conforme visão de Isaías:
“E clamavam uns aos
outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra
está cheia da sua glória.”
“Com a criação eu canto louvores ao
Rei-dos-Reis
És tudo para mim e eu Te adorarei”
Como
vimos nos textos anteriores, os seres celestes adoram ao Senhor, porém não só
eles como toda a criação, os seres terrenos, a natureza assim o fazem:
“Os céus declaram a
glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos”
“Alegrem-se os céus, e regozije-se a terra; brame o mar e a sua
plenitude. Alegre-se o campo com tudo o que há nele; então se regozijarão todas
as árvores do bosque”
Louvai ao SENHOR.
Louvai ao SENHOR desde os céus, louvai-o nas alturas.
Louvai-o, todos os
seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos.
Louvai-o, sol e lua;
louvai-o, todas as estrelas luzentes.
Louvai-o, céus dos
céus, e as águas que estão sobre os céus.
Louvem o nome do
Senhor, pois mandou, e logo foram criados.
E os confirmou eternamente para sempre, e lhes deu um decreto que não ultrapassarão.
E os confirmou eternamente para sempre, e lhes deu um decreto que não ultrapassarão.
Louvai ao Senhor
desde a terra: vós, baleias, e todos os abismos;
Fogo e saraiva, neve
e vapores, e vento tempestuoso que executa a sua palavra;
Montes e todos os
outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros;
As feras e todos os
gados, répteis e aves voadoras;
Reis da terra e
todos os povos, príncipes e todos os juízes da terra;
Moços e moças,
velhos e crianças.
Louvem o nome do
Senhor, pois só o seu nome é exaltado; a sua glória está sobre a terra e o céu.
Ele também exalta o
poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, um
povo que lhe é chegado. Louvai ao Senhor.
Salmo 148:1-14
Salmo 148:1-14
João
descreve a realização dessa convocação:
“E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que
está assentado no trono, e ao Cordeiro.
E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e
dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram
a Deus”
“E ouvi a toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo
da terra, e que estão no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que
está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e
honra, e glória, e poder para todo o sempre.”
Quanto
a expressão “Rei dos Reis”:
Paulo
refere-se a Jesus assim na sua primeira carta a Timóteo:
“A qual a seu tempo
mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos
senhores”
Quando
João vê Jesus sobre o cavalo branco, ele descreve:
“E no manto e na sua
coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.”
Não encontraremos a expressão “És tudo para
mim e eu te adorarei” no livro de Apocalipse, nem nos demais livros da Bíblia,
porém, dado todo esse contexto, a considero como parte da poética do autor da
canção e concordante com os Textos Sagrados. Adoramos a Deus como parte da
criação e perante todos seus atributos veneráveis, sendo assim, tornamo-nos
indesculpáveis se não o adorarmos, conforme Romanos 1
“Porque as suas
coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a
sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão
criadas, para que eles fiquem inescusáveis;”
Romanos 1:20
Romanos 1:20
Paulo
também afirma, que Cristo é tudo.
“Onde não há grego,
nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas
Cristo é tudo, e em todos”
“Está vestido do arco-íris, sons de
trovão, luzes e relâmpagos”
No
capítulo 4 de Apocalipse, João descreve a visão do Trono de Deus
“Aquele que estava assentado era de aspecto semelhante a jaspe e
sardônio. Um arco-íris, parecendo uma esmeralda, circundava o trono,”
“E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e
diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de
Deus.”
“Louvores, honra e glória, força e
poder pra sempre
Ao único rei eternamente”
“Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder;
porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.”
“dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria,
e ações de graças, e honra, e poder, e força ao
nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém”
“da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos
mortos e o Soberano dos reis da terra.”
“Maravilhado, extasiado eu fico ao ouvir
Teu Nome”
Logo
no começo do livro, João vê Jesus e caí aos seus pés, embora não use o mesmo termo
da canção entendemos o maravilhar o apóstolo ao rever seu Mestre, agora, em plenitude de glória.
“Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs
sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último.”
Assim
também como diversos outros personagens no decorrer da história bíblica:
“Abraão ergueu os olhos e viu três homens em pé, a
pouca distância. Quando os viu, saiu da entrada de sua tenda, correu ao
encontro deles e curvou-se até ao chão.”
Isaías:
“Então gritei: Ai de
mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um
povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!”
A
mulher do fluxo de sangue:
“Então a mulher,
vendo que não conseguiria passar despercebida, veio tremendo e prostrou-se aos
seus pés. Na presença de todo o povo contou por que tinha tocado nele e como
fora instantaneamente curada.”
“Jesus, Teu nome é força, é fôlego de
vida
Misteriosa água viva”
Quanto
a Expressão “Jesus, Teu nome é Força” não a encontrei no livro de Apocalipse,
contudo vários salmos dizem que o Senhor é nossa força:
“O Senhor é a minha
força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda. Meu
coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças.
O Senhor é a força
do seu povo, a fortaleza que salva o seu ungido.”
“Ó minha força, canto louvores a ti; tu és, ó Deus, o meu
alto refúgio, o Deus que me ama.”
A
expressão “fôlego de vida” também não é explícita em Apocalipse, entretanto
conforme os textos de Gêneses 2 e João 1 cremos que a vida procede de Deus. João também revela que Jesus é quem possui o Livro da Vida, que Ele é a própria Fonte de Água Viva
e que dará de comer da Arvore da Vida.
“Então, formou o SENHOR
Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou o fôlego de vida, e o homem
passou a ser alma vivente”
“Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada
do que foi feito se fez. A vida estava Nele e a vida era a luz dos
homens.”
“Quem tem ouvidos,
ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore
da vida, que está no meio do paraíso de Deus”
“O que vencer será
vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da
vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.”
Encontramos
no Evangelho de João, cap. 4, a história da mulher samaritana onde o próprio
Jesus se refere a si mesmo como “água viva”.
“Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é que te
pede: dar-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.”
E
o próprio Jesus repete isso a João, nos cap. 21 e 22 de Apocalipse:
“Disse–me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o
Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da água da vida.”
“O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem!
Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça da água da vida.”
Sendo
assim, concluo que a canção é BÍBLICA
e APROPRIADA para o culto público.
Diego
L Rodolfo,
27/11/2017
Otima análise!Há apenas um pequeno detalhe que passou despercebido,notrecho que diz:"Jesus teu nome é força,é fôlego de cida MISTERIOSA água viva" O que me trousse uma duvida em relaçao ao hino é essa palavra:."Misteriosa"
ResponderExcluirEu entendo que o termo MISTERIOSA água viva, se refere a forma como a água viva (Jesus) age em nossa vida, a razão humana não pode compreender. Como explicar os milagres? É um mistério!
ExcluirIsaías 28:21 O Senhor se levantará como fez no monte Perazim, mostrará sua ira como no vale de Gibeom, para realizar sua obra, obra muito estranha, e cumprir sua tarefa, tarefa misteriosa.
Jó 11:7 "Você consegue perscrutar os mistérios de Deus? Pode sondar os limites do Todo-poderoso?
Apocalipse 10:7 Mas, nos dias em que o sétimo anjo estiver para tocar sua trombeta, vai se cumprir o mistério de Deus, da forma como ele o anunciou aos seus servos, os profetas".
No dicionário podemos ler que MISTÉRIO significa: Tudo aquilo que nos parece inexplicável; e como explicar Deus? Como explicar Jesus?
Para finalizar, recomendo a leitura do Salmo 139, onde podemos ver quão misterioso ou "inexplicável" é a forma como Jesus age em nós e por nós.