[Análise de Letra] Perdão

PERDÃO



Composta por Paulo Cesar Baruk e gravada pela primeira vez em 2014 no seu disco "GRAÇA". Regravada depois em "Graça quase acústico {rs} em 2015 e em "Graça - Ao Vivo" em 2016 com a participação de Samuel Mizrahy.
 Essa canção começa nos fazendo perceber que ela não é apenas uma música, é também uma oração cantada.

Pai, eu quero aprender a amar

Assim como na oração ensinada por Jesus, o autor começa chamando Deus de Pai como está escrito em Mateus 6.9

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;

Notamos também um desejo de aprender a amar, visto que Deus nos manda amar, e que isso é algo que pode ser aprendido.

Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. 

Quanto à parte do amor poder ser aprendido, temos estes versos de Tito, é claro que não se ensina a amar com uma apostila, mas com exemplos práticos.

As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem;
Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, 

      Mas é tão difícil não julgar E a abrir mão do meu direito de justiça

Aqui confessamos nossa dificuldade em obedecer à Deus, isso porque nossa natureza é má, fazemos de Jesus o Senhor de nossas vidas, mas diante de uma situação difícil, queremos destroná-Lo do seu Senhorio e colocarmos nós mesmos como senhor de nossa própria vida.
Todos nós somos pecadores:

Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. 

A natureza do homem é pecaminosa e sem Cristo ele é dominado por isso:

Pois quando éramos controlados pela carne, as paixões pecaminosas despertadas pela lei atuavam em nossos corpos, de forma que dávamos fruto para a morte. 

A Santificação é um processo longo, por isso devemos lutar constantemente contra nossa carne:

Porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. 

Quanto ao direito de justiça, vemos na Bíblia, que o nosso senso de justiça, nada mais é do que trapo de imundícia para Deus.

Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam. 

      Não posso condenar se a Tua escolha é perdoar.
      Me ensina a oferecer perdão e a 
      me parecer Contigo em compaixão, Deus

Apesar das dificuldades, devemos ser mansos, misericordiosos e perdoadores.
Jesus fala sobre aprender a ser manso com ele:

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. 

Também nos impele a ser misericordiosos como Ele:

Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.

Jesus nos mostra que devemos ser perdoadores:

Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.

      Livra-me de mim, Guarda o meu coração

Continuamos orando baseados na Bíblia, uma oração clamando por santificação, condizente com o texto de Romanos 8:13, pedindo para livrar-me de mim, no sentido de mortificarmos os nossos desejos, negando-nos a nós mesmos.

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. 

Guardando o meu coração:

Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 

      Pois nas vezes em que tropeço  
      Tenho em Ti o que mais peço
      Perdão e misericórdia me alcançam
      E lançam pra bem longe de mim a acusação.

As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Lamentações 3:22

Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. 

Portanto, meus irmãos, quero que saibam que mediante Jesus lhes é proclamado o perdão dos pecados.

Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniquidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar. 

      Se confesso meus pecados, sou por Deus, justificado

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 

Atentando bem que não é a confissão em si mesma que nos proporciona o perdão, de fato, ela é importante porque a confissão de nossos pecados demonstra o arrependimento genuíno, a graça do Deus Triuno, produz em nós fé, e consequentemente o arrependimento, alcançando a justificação, uma vez que cremos que a justificação é somente pela graça mediante a fé [Sola Gratia e Sola Fide]:

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. 

A justificação vem de Deus:

Por meio dele, todo aquele que crê é justificado de todas as coisas das quais não podiam ser justificados pela lei de Moisés. 

      Deixo a culpa sob a cruz, sou liberto por Jesus

Somos libertos por Jesus, pelo que Ele fez na cruz por nós, por isso deixamos a culpa sob a cruz:

Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.

      Encontrei em Seu olhar tanto amor pra recomeçar

Encontramos no amor de Cristo por nós, o verdadeiro amor, então O amamos porque Ele nos amou primeiro, e podemos realmente recomeçar como novas criaturas.

Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. 

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 

      Deixo o fardo sob a cruz, sigo os passos de Jesus

Deixamos assim, o fardo da lei e do pecado sob a cruz, para tomar o fardo de Cristo que é leve, sem nos esquecermos de tomarmos a nossa cruz negando-nos a nós mesmos e seguí-lo.

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mateus 11:28-30

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. 



      Posso amar, Perdoar.

Terminamos essa oração cantada percebendo que olhando para Jesus, e seguindo seu exemplo, conseguimos amar e perdoar, fazendo assim não a vontade de nossa carne, mas a de Deus!

Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;


Concluímos então, que Perdão é uma canção Bíblica e adequada para o culto público cristão.

Ouça a canção:
Perdão - CD Graça (2014)
Perdão - CD Graça (2014) - vídeo com cifra
Perdão - Graça quase acúsitico {rs}
Perdão - DVD Graça Ao VIVO (2016) part. Samuel Mizrahy



por:
Diego Luciano Rodolfo
Lucas Fabiano Rodolfo
Amanda Bonfim de Oliveira

(primeira semana de janeiro de 2017)

Comentários