[Análise de Letra] Não Há Um Sequer

NÃO HÁ UM SEQUER


Composta por Jônathas Assunção, e gravada pela Banda DORT, onde Jônathas é tecladista. A canção foi lançada como single em 2015, e em 2017 como parte do EP “500”, em comemoração aos 500 anos da reforma protestante.


       “Não há um sequer, nunca ninguém Te procurou.
        Não há um sequer, nenhum de nós te buscou

        Dos céus Tu olhas, Senhor, pra ver se há alguém que entenda,
        Se há quem busque a Ti, mas não há um sequer”


Logo nos primeiros versos, a canção nos mostra a nossa condição, e que em nós mesmo não há possibilidade de buscarmos a Deus, o que traz de imediato o texto de Romanos 3 a memoria:

Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.
Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.

Paulo está citando um trecho dos Salmos:

Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem.
O Senhor olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus.
Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos: não há quem faça o bem, não há sequer um.

Esses versos são reprisados no Salmo 53:1-3.


       “Como poderia o cego andar em Tua direção?
        Como poderia o morto Te buscar?
        Como poderia eu? Morto nasci, longe de Ti andei”

Os Salmistas mostram que já nascemos prontos para o que é mal.

Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.

Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, falando mentiras

E estávamos mortos em nossos pecados:

E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados

E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas



       “Foi quando vieste a mim Tua graça me alcançou
         Sem mérito algum em mim e houve luz enfim
         Da morte liberto eu fui de graça a vida recebi.”

Os textos de Efésios e Colossenses citados já nos apontavam a solução. Cristo nos salvou, nos deu vida estando nós mortos em pecados, fomos alcançados pela Sua graça, e de graça libertos da morte e do pecado.

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.

Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz


Por fim, verificamos que essa canção é BÍBLICA e ADEQUADA para o culto cristão.




Diego L Rodolfo,
29/11/2017


Comentários