[Análise de Letra] A Chama Nunca Se Apaga

A CHAMA NUNCA SE APAGA


Composta por Asaph Borba e gravada no álbum de mesmo título lançado em 2008. Regravada numa versão voz e violão no CD que acompanha o Livro ADORAÇÃO: quando a fé se torna amor (Asaph Borba, 2012).


       “Porque Tu estás presente o instante fica eterno”

Cremos que com este verso, não estamos querendo dizer que com Cristo o tempo não passa, mas que quando há presença de Deus em nossas vidas, isso nos transmite eternidade.

Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade;

O ser humano vive sempre em busca da vida eterna, há uma busca incessante da parte do homem por essa eternidade, mas nós só temos essa eternidade quando encontramos Aquele que realmente é o Eterno, só Deus, Jesus que é o nosso Senhor pode nos dar a vida Eterna.

Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.

       “Tudo que é passageiro perde todo seu valor”

Quando comparamos a eternidade que só Deus nos oferece com as coisas desse mundo efêmero, percebemos que essas coisas não são nada.

Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.

       “Pela fé eu estou certo de que Tu estás bem perto”

Não aceitamos à Cristo simplesmente por um ato racional, é claro que é racional, mas não somente isso, reconhecemos Jesus Cristo como Senhor de nossas vidas pela Fé, e a fé não deixa dúvidas, pela fé nós podemos ter certeza das coisas que Cristo disse, e Ele disse que estaria conosco.

Ora, a é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.

E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.

       “E o que me importa és Tu, Jesus”

Quando percebemos essa diferença entre a eternidade e o que é passageiro, percebemos o que realmente importa! Assim como o Apóstolo Paulo percebeu:

Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.

Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.

       “Porque Tu estás presente a incerteza de dissipa”

Novamente vemos que podemos ter certeza com Deus, quanto a eternidade, a salvação do cristão está confiante em Deus, e não em outras coisas, como em riquezas ou na própria força. Confiamos que Deus não só cuidará de nossa salvação e nossa eternidade, mas também que Ele tem cuidado de nós nas nossas necessidades.

Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a sua esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que nos concede abundantemente todas as coisas para delas gozarmos;

Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?

Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?

Ainda a respeito da certeza da nossa salvação, temos:

E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.

Estou plenamente certo de que aquele que começou a boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.

Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos; e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou.

       “Todo medo se desfaz dentro do meu coração”
 “No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.
1 João 4:18”
 “Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
1 João 4:8”

      “Pois Contigo eu sou inteiro, para mim Tu és o Primeiro.
        Tu completas tudo em mim, Jesus.”

Aqui fecha-se o arco que o autor começa no primeiro verso, como vemos em Eclesiastes 3:11 que Deus colocou a eternidade em nós, percebemos que o ser humano, tem essencialmente um anseio por adorar, visto que se não conhecer à Deus, criará para si ídolos, tentando assim satisfazer o vazio que há em nós que só pode ser completo por meio da adoração do Verdadeiro Deus. Sendo assim, só completamos o vazio que existe em nós, se preenchermos com o Verdadeiro Deus, qualquer coisa que fique acima de Deus para preencher esse vazio em nosso coração, é idolatria, por isso o autor diz “para mim Tu és o primeiro”.

Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim.

Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças.

       “Porque Tu estás presente a chama nunca se apaga”

Percebemos que aqui, a chama que nunca se apaga é nosso amor à Deus em forma de louvor e adoração, também nossa comunhão com Ele. Porque o Senhor está presente a chama, a adoração, nunca deve parar.

O fogo se conservará continuamente aceso sobre o altar; não se apagará.

       “Tua presença me envolve és a minha Fonte Eterna
        Fonte Eterna de Alegria, Fonte Eterna de Amor
        Fonte Eterna meu Senhor... Fonte Eterna meu Senhor
        Fonte Eterna meu Senhor Jesus”

Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.

Fonte de Alegria:

Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.

Fonte de Amor:

Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.


Concluímos que a canção é BÍBLICA e APROPRIADA para o culto.


Por:
Lucas Fabiano Rodolfo
Diego Luciano Rodolfo

(em 04/01/2017)

Comentários