[Análise de Letra] Bendirei Teu Nome

BENDIREI TEU NOME


Blessed Be Your Name foi composta pelo cantor inglês Matt Redman, também conhecido por canções como The Heart Of Worship (Essência da Adoração), Dancing Generation (Geração que Dança), Nothing But The Blood (Nada Além do Sangue) e outras mais. Blessed Be Your Name foi gravada no disco “Where Angels Fear to Tread” (Onde os Anjos temem ir) em 2002. Foi regravada por vários grupos e cantores do cenário mundial como Newsboys, Robim Mark, Anthony Evans, Tree63. Em português, foi gravada por Ronaldo Bezerra em 2009, no disco “Ao Vivo”, e regravada em 2011 por Paulo C Baruk no disco “Louvor Eletro Acústico 3”.

ESTORFE 01

       “Eu Te bendirei quando Tuas bênçãos eu provar
         Quando o Teu rio me saciar, eu Te bendirei.
         Eu Te bendirei quando no deserto eu estiver
         Quando a solidão me envolver, eu Te bendirei”

ESTORFE 02

       “Eu Te bendirei quando a luz do sol brilhar em mim
         Quando tudo certo estiver, eu Te bendirei.
         Eu Te bendirei no caminho de aflição
         Se a dor tomar meu coração, eu Te bendirei”

PRÉ-CORO

       “Pelas bênçãos recebidas, Te dou louvor
         Quando as trevas me cercarem, cantar eu vou”

REFRÃO

       “Eu Te bendirei, ó Senhor! Eu Te bendirei.
         Eu Te bendirei, ó Senhor! Seu glorioso nome bendirei”


          Notamos a semelhança de estrutura das estrofes e do pré-coro. A primeira frase fala de benção e quando está tudo certo, enquanto a segunda se contrapõe, expondo situações de quando as coisas vão mal, contudo independente de como vão as coisas o autor sempre afirma “eu Te bendirei”. A forma de escrita lembra um salmo, não só em estrutura mas em conteúdo também. Grande parte dos salmos usam expressões como: Bendize ao Senhor, Louvem ao Senhor – Aleluia, Exaltem ao Senhor.

Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.
Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.
Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara todas as tuas enfermidades,
Que redime a tua vida da perdição; que te coroa de benignidade e de misericórdia,

Os salmos 103 e 104, talvez o salmo mais famoso com a expressão “Bendize, ó minha alma, ao Senhor”, traz em seus versos motivos pelos quais devemos bendizer ao Senhor. O Salmista nos lembra de quão pequenos, incapaz e ingratos somos diante de tão grande, poderoso e misericordioso Deus.

Louvai ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.

O Salmo 136 tem estrutura e conteúdo bem parecidos, o salmista inicia dizendo, Louvai ao Senhor, porque Ele é bom, e em seguida, até o fim do salmo, ele apresenta motivos para louvá-lO e porque Deus é bom, lembrando o povo de Israel dos feitos do Senhor. E repetidamente, todos versos terminam com a expressão porque a sua benignadade, amor ou misericórdia, duram para sempre.

Esses salmos e essa canção não nos trazem nada novo, porém nos servem de lembretes de que O Senhor é Bom, e que somos nós que precisamos e dependendo de sua vontade até para continuar vivos. Somos como crianças, que ao ganhar um brinquedo, ficamos tão empolgados que esquecemos de quem nos deu o presente, até mesmo de agradecer. Devemos nos lembrar que vivemos para glória de Deus (Rm 11.36) e tudo o que fazemos deve refletir isso. Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. 1 Coríntios 10:31. Devemos nos lembrar constantemente de louvá-lO e agradecê-lO em todo o tempo, diante de quaisquer situações.

Louvarei ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.
A minha alma se gloriará no Senhor; os mansos o ouvirão e se alegrarão.

E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor.

Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.


PONTE

       “Ó Soberano Deus, em Ti confiarei
         Tu és o meu Senhor, Teu nome bendirei”


Por fim, trata-se de reconhecer o senhorio e soberania do Senhor, diante disso não nos resta outra opção senão nos rendermos em adoração.

Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.


Entendemos assim que essa canção é BÍBLICA e ADEQUADA para o culto público cristão.


Link:

Ouça a canção:

Matt Redman

Newsboys

Tree63

Ronaldo Bezerra

Paulo C Baruk



Diego L Rodolfo,
06/01/2018


Comentários